quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Poder do Evangelho


Tivemos a oportunidade de no último domingo, dia 29, ver, ouvir e abraçar dois irmãos muito especiais. São eles: o Pastor Labuer e o presbítero Makandá, ambos da igreja Konkomba, em Gana, na África. Os Konkombas tiveram o primeiro contato com o Evangelho com a chegada naquela aldeia dos missionários Ronaldo e Rossana Lidório em 1994.

Em visita ao Brasil, estes irmãos são testemunhas vivas do que o Senhor é capaz de fazer através do poder da sua Palavra e por amor aos povos. Em seu depoimento o Pb. Makandá nos falou que antes do Evangelho, eles só conheciam “aquilo” que era passado de geração a geração pelos líderes (feiticeiros). Eles deveriam adorar e oferecer sacrifícios aos “espíritos”, (cada família tinha um) para que recebessem proteção e cuidado. E mesmo estas práticas não proporcionavam paz e descanso para suas almas. Como que pressentindo que o Evangelho iria mudar aquela situação, seu pai, Mebá, o então feiticeiro da tribo, dizia não ter esperança de viver dias em que sua alma descansaria em paz, mas acreditava que algo estava para acontecer e que iria mudar a vida daquele povo. Deus foi gracioso com Mebá e ele foi o primeiro a se render ao poder do Senhor Jesus, 16 meses depois da chegada dos missionários naquela tribo. E junto com Mebá, cerca de 20 membros da sua família também se convertiam a Cristo e nascia ali, a primeira igreja naquela região.

Passados 16 anos, o povo Konkomba segue como verdadeiros discípulos, anunciando as boas novas de salvação, plantando igrejas e sendo instrumentos de Deus para transformação de vidas, antes sujeitas às influências de “espíritos”, que segundo testemunho do Pb. Makandá, só dispensavam ao seus seguidores, opressão e temor. Hoje são 46 igrejas sob os cuidados de 6 pastores e de algumas dezenas de presbíteros, que conduzem um rebanho de quase 6.000 crentes que tiveram suas vidas transformadas pelo poder do Evangelho de Cristo.

Sobre os Konkombas: Os Konkombas formam uma nação tribal que habita o nordeste de Gana, noroeste africano, onde são faladas 8 principais idiomas subdivididos em 23 dialetos. Todas essas etnias são denominadas pelo governo de Gana como "Konkombas" e algumas outras como "Kombas", sendo porém estes nomes alienígenas às próprias tribos. Os primeiros grupos alcançados se intitulam Bimonkpelns ("homens que vivem"), habitam na região de Koni ao nordeste de Gana.

Para maiores informações sobre os Konkombas, acessem:
www.ronaldo.lidorio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário